1 de nov. de 2014

MEGA OPERAÇÃO COMPANHIA DE TURISMO EM CONJUNTO COM A GUARDA MUNICIPAL

No dia 30/10/2014 (quinta-feira) a Polícia Militar, através da Companhia de Turismo, uniu forças em parceria com a Guarda Municipal de São Luís pra combater a criminalidade no Centro Histórico da Capital Maranhense.

A Companhia já atuava em operações na área, porém ganhou um reforço de peso para este dia que, segundo os comandantes da Companhia e da Guarda, deverá se repetir daqui pra frente.

A ideia é fazer com que haja a inibição de delitos na área do Reviver, ou pelo menos minimizar essas ações que perduram por longo tempo e são cometidas por usuários de drogas, traficantes, meliantes e até mesmo menores que participam ativamente das ações de ilicitude.

O 1° Ten. QOPM Edmilson, que estava à frente da tropa no momento das abordagens, retratou o que seria essa parceria falando em minimizar as ações delituosas na área do Centro Histórico. Nesse aspecto, a Guarda Municipal teve, tem e terá papel fundamental à medida que as ações forem acontecendo devido ao reforço que seu efetivo proporciona à força policial da área.

Viaturas da CPTur e da Guarda Municipal em operação
Foto: CPTur Ind


Abordagem na antiga fábrica da OLEAMA
Foto: CPTur Ind


Viatura Blaser 029 da CPTur dando apoio à operação
Foto: CPTur Ind


Guarda Municipal atuando junto à Polícia Militar na operação "Fecha Quartel"
Foto: CPTur Ind


Equipe de reportagem acompanhando toda a operação
Foto: CPTur Ind


Viatura da CPTur e Guarda Municipal em abordagem
Foto: CPTur Ind


Em bom número, o efetivo da Guarda Municipal em operação com a CPTur
Foto: CPTur Ind


1° Ten. QOPM Edmilson esclarecendo os fins da operação
Foto: CPTur Ind


Comboio de viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal
Foto: CPTur Ind


Abordagem na área do Portinho
Foto: CPTur Ind



Guarda Municipal em vistoria pormenorizada
Foto: CPTur Ind


Abordagem na rua da Palma, no Centro Histórico
Foto: CPTur Ind


Mais um "pente fino" durante as abordagens da operação
Foto: CPTur Ind


Cb Augusto enquadrando suspeitos
Foto: CPTur Ind


Sd Wyarlen, junto da equipe de motos
Foto: CPTur Ind


Abordagem padrão da Guarda Municipal
Foto: CPTur Ind









31 de out. de 2014

SÃO LUÍS, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO DA HUMANIDADE: PRESENTE, PASSADO E FUTURO. PARTE I


 Matéria reproduzida do Blog do Ebenilson com a devida autorização...



Nova viatura do Centro Histórico

Comandante da CPTUR(Companhia de Turismo) fala ao blog do policiamento no Centro Histórico

Na quarta-feira (29/10) o blog conversou com o Major Roberto, Comandante da CPTUR Ind, sobre a dinâmica da Companhia na prevenção e ostensividade do policiamento no Centro Histórico de São Luís.


Major Roberto

A Cptur é uma Companhia da Polícia Militar que está instalada na rua da Estrela no coração do Centro histórico de São Luís.

O local é considerado pela UNESCO, como Patrimônio histórico e cultural da humanidade e visitado por dezenas de centenas de turistas internos e externos. A Companhia é responsável pelo policiamento em toda área do Centro Histórico, cercado pelos imponentes casarões e os azulejos que faz da cidade uma belíssima paisagem arquitetônica colonial.


Major Roberto com as turistas argentinas

O Blog lançara uma séria de reportagem sobre o assunto e além das maravilhas lançara as problemáticas do Centro Histórico que não esconde o abandono do poder público.



PMs na ronda no Centro Histórico

O local conhecido como Reviver, outrora um point da cidade, hoje está relegado ao abandono e a violência é justamente nessas agruras que a CPTUR tem coibido as ações delituosas e criminosas. 

Todavia a falta de congruência entre os poderes tem feito com que os índices de criminalidade tenha aumentando na região e afastado os turistas do Centro Histórico. O local vem sendo povoado por ébrios, mendigos, delinquentes, viciados e pelo tráfico de drogas que vem crescendo em torno do Centro Histórico.

Motorista da CPTUR

O Patrimônio Cultural de todos nós está ameaçado pelo descaso do poder público que simplesmente relegou ao abandono. Quiçá não fosse a Polícia Militar com a CPTUR para de certa forma coibir as ações criminosas e trazer uma sensação de segurança para a comunidade do Centro Histórico.


Comando da CPTUR conversa com os comerciantes do Reviver

O Blog acompanhou o major Roberto na parte da manhã em uma visita que o Comandante fez aos moradores, deixou o gabinete e foi em loco verificar as reais situações do Centro Histórico. Ouviu os moradores, comerciantes, turistas e a população em geral e o que ouvimos dessas pessoas é o descaso do poder público. Vamos ao longo dessas semanas fazer matérias sobre a verdadeira situação do Centro Histórico e demonstra o papel fundamente da Companhia de Turismo no combate ao crime na região.


Comandante conversando com os feirantes do mercado da praia grande


A CPTUR desenvolveu um programa chamado de Reviver com Segurança, de acordo com o major Roberto o Reviver com Segurança é a capacitação dos policias militares da Companhia. 


Comerciante

“O que é o projeto Reviver com Segurança? Ele passa principalmente pela capacitação dos nossos policiais militares. Que capacitação é essa do policial? Entender a funcionalidade do Centro Histórico ,ou seja, entender a história do Centro Histórico, como foi concebida essa história, o que significa os prédios do Centro Histórico, os casarões, os azulejos e a localização. Como se chegou a isso, como foi que se chegou a toda essa recuperação. Então os policiais foram para dentro de uma sala de aula, foram capacitados 60 policiais militares e eles foram entender essa funcionalidade. Ele receberam essas informações de pessoas que realmente conhece o Centro Histórico(...) e sabe de toda história do Centro histórico, para poder os nossos policiais prestarem uma informação mais precisa, mais coesa, mais verdadeira para quem nos visita, seja ele o turista interno, seja ele o turista externo. Então a Secretaria de cultura e Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, eles abraçaram essa causa.(...)”(Major Roberto, Comandante da CPTUR Ind).

Além dessa qualificação e digamos reconhecimento da área, o projeto tem outra etapa que é o curso de ligua estrangeira para os policias afim de se comunicar com os turistas estrangeiros.


Turista interno

No segundo momento, além dessas informações iniciais de conhecimento do Centro Histórico, tínhamos necessidade também de aprender alguma língua, então a segunda etapa do projeto Reviver com Segurança, foi capacitar os nossos policiais, em alguma língua estrangeira. E através da Secretaria de Estado de Turismo, através do PRONATEC que é um programa federal, nós então vamos iniciar, com previsão de inicio no dia 11 de novembro o curso de inglês, onde os policiais, nesse primeiro momento 30 policiais vão se capacitar numa língua estrangeira inicialmente o inglês. O curso vai ser divido em duas turmas: Quinze pela manhã e quinze pela tarde, tendo aulas de segunda a quinta, onde eles vão se especializar em inglês conversação, ou seja, o policial militar vai aprender a falar inglês. O curso é de conversação. Após o curso de inglês, vem o segundo momento que é o curso de francês e depois o curso de espanhol(...) (Major Roberto, Comandante da CPTUR Ind)

O Comandante da CPTUR, falou ao blog do policiamento que está sendo desenvolvido na área. Disse:


                        Os feirantes da Praia Grande

Paralelamente a essas capacitações, temos a parte preventiva e ostensiva, eu nem falo parte repressiva. Gosto de usar as palavras preventiva e ostensiva. Que são nossos policiais fardados, trabalhando diuturnamente no policiamento do Centro Histórico, policiamento motorizado, policiamento de viaturas e moto e as vezes excepcionalmente a pé. Hoje no Centro histórico nós temos uma demanda muito grande para atendimento das ocorrências, principalmente envolvendo furtos, roubos e as agressões físicas que são as ocorrências que mais atendemos aqui no Centro Histórico. Dentre as ocorrências de furto e roubo, tem nos preocupado por que? Por que devido o Centro Histórico ser de alta complexidade.(Major Roberto, Comandante da CPTUR Ind)

O Comandante conversou com os comerciantes e moradores da região e as reclamações foram em torno da violência crescente que assola e afasta os turista do  Centro Histórico e com isso os prejuízos no setor econômico vem-se acentuando no comercio local.


Ao centro Dianise

Para Dianise, presidente do Mercado da feira Praia Grande a grande problemática “ são os viciados e os banheiros que viraram ponto de drogas”, disse a feirante.


Dona Ivanilde

Já a Dona Ivanilde, presidente dos sindicatos dos feirantes, falou ao comandante das principais situações que eles enfrentam no dia a dia. “ Nós precisamos de Segurança, nós estamos a mercê da criminalidade. A câmara e a defensoria pública são omissas”, disse a feirante.


Comerciante Vinícus fala com o Comandante

 Para moradora, Carla que vive no Desterro falta projeto sociais para as pessoas do Centro Histórico.


Carla, moradora do Centro Histórico

O que pudemos notar nas reclamações e reivindicações dos moradores e a comunidade como um todo do Centro Histórico é o total abandono por parte do poder público.


Feirante Francisco Sales

Para o feirante Francisco Sales, " O comércio morreu, nós perdemos 60% dos turistas", disse revoltado o comerciante.
A polícia Militar tem feio sua parte, mais sem uma convergência dos poderes constituídos a PM não fará milagres, pois os grandes problemas que foi apontado pela comunidade do setor são as questões principalmente de saúde pública com os viciados que tem perturbado e afastado os turistas que ao mesmo tempo tem causado prejuízos nos comércios da região.

Isso foi só a primeira de várias reportagens sobre o Centro Histórico e o abandono do Patrimônio Histórico da Humanidade. Aguardem.  São Luís, Patrimônio Histórico e cultural da humanidade: Presente, passado e futuro. Parte II.


29 de out. de 2014

CPTUR IND E 9° BPM TRAÇAM METAS PARA ATUAÇÃO NA ÁREA DO CENTRO HISTÓRICO

A Polícia Militar, para chegar na sua tarefa final de levar segurança ao cidadão, traça planos estratégicos que visam o melhor emprego do seu efetivo na tentativa de coibir o maior número possível de delitos.

Foi nesse intuito que o comando do 9° BPM e o comando da Companhia de Polícia de Turismo, estiveram reunidos com gerencias do Banco Itaú, que serviu para atenuar os laços entre a polícia e a sociedade.

Essa parceria, que muito se espera nos dias atuais, somente corrobora pra uma serviço de qualidade, tanto por parte dos bancos, uma vez que sente-se seguro para agir, quanto por parte da polícia que recebe a confiança da população e do empresariado.

A reunião aconteceu no dia 27/10/2014, segunda-feira e na ocasião a CPTur foi deveras elogiada pelas atuações no Centro Histórico, assim como por uma ação em particular em que deu pronto emprego quando ocorria um arrombamento em uma das agências do Banco Itaú, oferecendo um tempo/resposta excelente.


Momento da reunião dos comandos do 9° BPM e da CPTur com as gerências dos bancos
Foto: CPTur Ind

POLÍCIA NAS RUAS, CPTUR EM AÇÃO...

Na noite do dia 27/10/2014, mais uma vez a CPTur saiu às ruas dando tranquilidade a visitantes e moradores do Centro histórico de São Luís. Está cada vez mais comum verificar as ações da Companhia de Polícia de Turismo na área do Reviver, o que revela maior preocupação da Polícia Militar do Maranhão em apoiar o lado turístico, cultural, patrimonial, histórico e arquitetônico da cidade, oferecendo qualidade na segurança do local.

As abordagens têm sido intensificadas e a violência tem sido combatida dia após dia.

As imagens mostram um dos momentos da abordagem na noite do dia 27/10/2014, confira:

Grande abordagem nas praças do Reviver
Foto: CPTur Ind


Pente fino da polícia na bandidagem.
Foto: CPTur Ind


Elemento encontrado com droga
Foto: CPTur Ind


Material retirado do poder dos marginais utilizados no consumo de drogas
Foto: CPTur Ind




É a Polícia Militar cuidando da população e a Companhia de Polícia de Turismo Independente dando sua parcela de contribuição para a segurança do cidadão.

27 de out. de 2014

BALANÇO DO DOMINGO DE ELEIÇÕES DO EFETIVO DA CPTUR IND

Dia 26/10/2014 - Domingo (ontem) ocorreu o segundo turno das eleições presidenciais em todo Brasil. E como em todo evento que acontece no país, foi necessário o planejamento das ações das forças de segurança no intuito de manter a ordem , nesse caso, dos locais de votação, garantindo o voto de cada cidadão que foi às urnas escolher um candidato para representação do povo brasileiro, o presidente da República Federativa do Brasil.

Não obstante, no Maranhão a movimentação foi grande, sendo que desde as 08:00h foram liberadas as urnas para receberem os votos. O horário foi estendido até às 17:00h, horário local.

Nesse sentido, o Comando da Polícia Militar do Maranhão - PMMA organizou uma força tarefa em todos os municípios do Estado afim de promover a garantia da segurança e da ordem pública. Muitos policiais viajaram para o interior do Estado na intenção de dar apoio ao efetivo do interior.

A Companhia de Polícia de Turismo Independente - CPTur Ind também deu seu apoio à esta mega operação, tendo parte do seu efetivo empregado em viagens para apoio no interior e parte empregado em rondas ostensivas e policiamento nas proximidades das escolas que receberam zonas eleitorais.


Policiais da ronda ostensiva junto com o Comandante na Base da Lagoa
Foto: CPTur Ind



Comandante, Sub Comandante e tropa organizando saída para as eleições
Foto: CPTur Ind


O balanço foi positivo, à medida que o objetivo final foi alcançado, com o êxito das eleições com segurança reforçada sob as asas da PMMA que garantiu a tranquilidade e a ordem. Porém algumas ocorrências foram observadas e mostram que mesmo no momento de maior demonstração da democracia do país, a polícia se mostra a verdadeira "sombra acima do calor ardente do sol da violência".

Citemos ocorrências envolvendo o efetivo da CPTur Ind:

  • Assaltantes de ônibus presos na Estrada da Mata:
Guarnição comandada pelo Cap. Wagner Subcomandante da CPTur Ind interviu assalto a ônibus na Estrada da Mata e conduziu dois suspeitos apresentado-os no Plantão da Delegacia da Cidade Operária - DECOP. Os encarregados da apresentação foram os soldados Sd Assunção e Sd Domingos, ambos da CPTur Ind.


Ônibus assaltado na Estrada da Mata
Foto: CPTur Ind


Assaltantes do Ônibus na Estada da Mata
Foto: CPTur Ind


Foto: CPTur Ind

Foto: CPTur Ind


Material apreendido
Foto: CPTur Ind


  •  Abordagem na área do Reviver:
Em ronda ostensiva na área do Reviver o 1° Ten. Edmilson da CPTur Ind e sua guarnição fizeram grande abordagem. Várias pessoas foram abordadas por venda de bebida alcoólica, o que é proibido no dia da eleição. Além disso, usuários de drogas e muito barulho com som automotivo.



Mega abordagem na área do Reviver
Foto: CPTur Ind


  • Localização de carro roubado:
Na mesma ocorrência das abordagens, a guarnição conseguiu localizar um carro tido pelo sistema como roubado. O condutor (que disse ser o proprietário) foi localizado proferindo palavras de baixo calão e foi conduzido tendo que prestar depoimento na delegacia explicando o caso. O carro foi guinchado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte - SMTT que foi acionada e logo deu o apoio necessário à ação.

Carro apreendido com suspeita de ser roubado
Foto: CPTur Ind

  • Carro autuado por uso indevido de película fumê espelhada:
Ainda nessa ocorrência foi interceptado um carro com uso indevido de película fumê do tipo espelhada, a qual é proibida. A condutora foi autuada pela condução indevida e teve que retirar a película no mesmo instante, sendo liberada pela guarnição logo após a regularização da situação.

  • Condução por roubo no terminal:
Dois suspeitos foram conduzidos por pratica de roubo na área do terminal da Praia Grande. Grupo religioso que trafegava pelo local foram abordadas pelos meliantes que subtraíram uma câmera fotográfica e uma bolsa com outros pertences. A guarnição do Cb R. Silva da CPTur Ind foi acionada e logo interceptaram e conduziram os meliantes ao Plantão Central da REFFSA.

Assaltantes do Terminal da Integração
Foto: CPTur Ind

  • Roubo na área da Ponta d'Areia:
Dois suspeitos de atuarem em roubo foram pegos em flagrante por subtrair celular de vítima que trafegava na área da Ponta d'Areia. A guarnição da VTR Lagoa conduziu os meliantes ao Plantão Central da REFFSA pra que fossem tomadas as medidas cabíveis. Ambos foram autuados em flagrante por roubo.


Conduzidos por roubo na Ponta d'Areia
Foto: CPTur Ind


A CPTur apoiou as escolas que em sua área de atuação foram utilizadas para as eleições e receberam urnas de seções eleitorais, sendo que em relação às eleições não houveram auterações na área da Companhia.

Parabéns a todos os policiais militares que estiveram envolvidos nas ações de prevenção de delitos e manutenção da ordem, proporcionando segurança e tranquilidade aos eleitores maranhenses. Parabéns à CPTur pela ocorrências atendidas e resolvidas graças ao efetivo preparado que possui.