25 de fev. de 2015

AÇÃO CONJUNTA COM RESULTADOS IMEDIATOS





No dia 20 de fevereiro, sexta feira, uma parceria de ação entre o Ministério Público, a prefeitura municipal de São Luís, a Polícia Militar, através da CPTur Ind, o IPHAN, dentre outros órgãos, resultou na demolição dos bares que causavam muita dor de cabeça para os moradores das áreas adjacentes ao Portinho devido ao excessivo número de viciados que utilizavam os ambiente como uma verdadeira cracolândia.

Os bares do Portinho já serviam como área de uso indiscriminado de drogas, sendo ponto de apoio aos viciados que utilizavam as dependências do local até mesmo como moradia.

Com a presença de "bocas de fumo" nas proximidades, os bares do Portinho eram alvos de muita reclamação, tendo em vista que os usuários que ali alojavam-se aproveitavam a distração de terceiros e efetuavam diversos furtos e roubos, tornando uma área desejosa de segurança.

Além disso, música até altas horas da noite, moribundos alojados em suas dependências, desrespeito à população de entorno, violência latente etc, tornaram os bares do Portinho um local inóspito e inseguro, sendo conhecido o local como "Inferninho".

Em detrimento de tanta insatisfação da população, a parceria de ações, resultante de reuniões do Núcleo Gestor e, agora, da Subprefeitura do Centro Histórico, tomou várias medidas focando a segurança, o direito social e a vida harmoniosa da sociedade local e dos visitantes do Centro Histórico.

A ideia já é antiga, a de revitalizar o Centro Histórico. Porém, as medidas vão sendo tomadas aos poucos, sendo que algumas atitudes já foram tomadas efetivamente e outras fazem parte do calendário de ações da prefeitura municipal de São Luís.


A poda de árvores no Centro Histórico, a devolução à prefeitura de casarões do patrimônio público municipal, outrora ocupado por traficantes e o lacramento de casarões abandonados foram algumas das ações efetivadas. Desta feita os bares do Portinho foram demolidos e, no calendário da prefeitura, existe o planejamento de uma praça com quadra poliesportiva no local.



Vejamos imagens da ação:



















Participaram da ação do dia 20:
  • A subprefeitura do Centro Histórico de São Luís;
  • O Ministério Público;
  • A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS);
  • O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de São Luís;
  • A Polícia Militar, através da CPTUR IND;
  • A polícia Civil;
  • A Guarda Municipal e;
  • A Blitz Urbana.